Anos 80 Memória Novelas Novelas antigas

Memória: Os 30 anos da novela ‘O Salvador da Pátria’

Em 1989 o Brasil se emocionava com a história do matuto Sassá Mutema, interpretado por Lima Duarte na novela “O Salvador da Pátria”, escrita por Lauro César Muniz. Um homem simples, envolvido em uma trama que resultou na morte do radialista Juca Pirama (Luis Gustavo) e sua amante Marlene (Tássia Camargo) e que apesar da idade, era uma pessoa inocente em relação às maldades da vida.

Lima Duarte e Maitê Proença (Divulgação/Rede Globo)

Sua paixão pela professora Clotilde (Maitê Proença) também conquistou o público, que a cada capítulo se mostrava encantado por Sassá Mutema. A novela também teve outros pontos marcantes como a famosa frase de Juca Pirama, “Meninos, euuuuu viiiiii”, que ele entoava em seu programa matinal na Rádio Clube de Tangará.

A novela “O Salvador da Pátria” teve em seu elenco outros grandes personagens e nomes de peso da teledramaturgia brasileira como o saudoso José Wilker, Betty Faria, Francisco Cuco, Mário Lago, Maurício Mattar, Thales Pan Chacon, Antonio Calloni, Eduardo Galvão e vários outros atores que deram vida às inesquecíveis figuras da trama.

Política na novela das 9

A política era um dos temas que movia a novela “O Salvador da Pátria”. O prefeito Severo Toledo Blanco era um típico político da época, que mantinha um casamento de aparências com Gilda (Susana Vieira) e fingia ser um gestor austero, mas na verdade, caía em tentação sempre que conseguia tirar vantagem em alguma obra ou negociata na prefeitura da cidade.



A novela foi dirigida por Paulo Ubiratan com supervisão de Daniel Filho e teve 186 capítulos. “O Salvador da Pátria” foi ao ar às 20h30 de 9 de janeiro a 12 de agosto de 1989.  

No vídeo abaixo, Eduardo Conceição, do Canal Memória Teledramatúrgica fala sobre a novela que foi um dos maiores sucessos da história da teledramaturgia brasileira tornando inesquecível o personagem Sassá Mutema de Lima Duarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *