Bíblia Católicos Curiosidades Debate Evangélicos História Religião

Matias, o 13º discípulo de Jesus escolhido por sorteio e ignorado pelos religiosos

Pouca gente sabe, inclusive católicos e evangélicos que não estudam a Bíblia a fundo, mas há um outro discípulo na vida de Jesus que raramente é citado em missas da igreja católica ou pregações das igrejas evangélicas. Trata-se de Matias, que teve a incumbência de substituir o discípulo Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus Cristo.
Outro fato que serve de discussão entre teólogos e religiosos é a forma como Matias foi escolhido para estar entre os doze, após a morte de Judas. Se fosse hoje seria uma espécie de “par ou ímpar” ou “pegar um papelzinho”. Eles oraram a Deus pedindo orientação e depois sortearam entre ele e José Barsabás, conforme narrado em Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículos 23 a 26.  

23. Então indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias.
24. Depois oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido
25. para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido”.
26. Então tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Matias; assim, ele foi acrescentado aos onze apóstolos.

Quando Matias foi escolhido como o novo apóstolo, Jesus já havia sido crucificado. No dia da escolha, estavam reunidas cerca de 120 pessoas, entre os discípulos, outros cristãos e Maria.

Seu trabalho de evangelização aconteceu na Judéia, Capadócia e por fim na Etiópia. A exemplo dos demais cristãos, Matias também sofreu perseguições e foi martirizado, morrendo apedrejado e decapitado em Jerusalém. De acordo com informações de historiadores, a mãe do imperador Constantino, Helena, ordenou o translado das relíquias do agora São Matias para Roma, para guardar uma parte na igreja de Santa Maria Maior, na capital italiana. O restante de suas relíquias está na igreja de São Matias em Treves, na Alemanha, cidade em que é padroeiro.
Gente Famosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *